Os fatores que influenciam as mudanças climáticas


Conheça alguns dos fatores e causas das alterações climáticas, assim como as consequências dessas mudanças no clima

Alterações climáticas: Que futuro?

A pergunta sobre o futuro, com foco nas alterações climáticas, fazem, de dia para dia, cada vez mais sentido. Desconhecemos se estamos em um ponto de viragem ou se pouco pode, de verdade, ser feito para alterar essa realidade. Sabemos apenas que as alterações climáticas estão impactando o planeta. Porque deixamos acontecer?





Quando falamos de alterações climáticas, a preocupação vai para lá do clima para amanhã ou para os próximos dias. É algo mais abrangente do que uma previsão do tempo em uma determinada região. Estamos falando do planeta e de como as mudanças do clima estão impactando a vida na Terra.


A análise não passa pela previsão do tempo guaruja ou pelas alterações no rio, é uma leitura global, com cobertura geográfica alargada, permitindo obter leituras e previsões que indicam o impacto do clima no mundo.


As causas naturais

É importante referir que as mudanças climáticas também têm causas naturais. A alteração não reside apenas nas mãos do Homem. Ainda que, mudar o curso esteja na mão das pessoas.


A variação da energia solar, a variação orbital, o ciclo solar, os meteoritos, os vulcões, as placas tectônicas são alguns dos elementos naturais que influenciam as alterações climáticas. Contra estes, muito pouco o Homem pode fazer. A manifestação da natureza provoca mudanças no próprio clima.


As causas humanas

Por outro lado, temos as causas humanas a influenciar a mudança no clima. São essas as causas que devem ser cuidadosamente analisadas, de forma a se reverter o efeito que estão provocando no planeta.


No topo desta preocupação está o aquecimento global, que tem origem nos Gases Efeito Estufa, no uso de combustíveis fósseis ou no desflorestamento. A temperatura na Terra está a aumentar gradualmente. Esse aquecimento provoca o degelo dos polos, levando à subida dos níveis de água, o que, por sua vez, provoca o desaparecimento da orla costeira. Como em um ciclo vicioso, de causas, efeitos e consequências.


As consequências

Vejamos quais as consequências destas alterações climáticas. No que diz respeito às possíveis soluções para este problemas, elas têm sido debatidas em cimeiras climáticas, com acordos sendo firmados - resta cumprir o que foi assinado.


Como vimos, o aquecimento global provoca o degelo, que por sua vez leva ao desaparecimento de faixas costeiras, algumas delas com um grande impacto na vida da população. O aumento de água leva, igualmente, a que ocorram com mais frequência fenômenos extremos, como furacões e tempestades. 


O aquecimento conduz a temperaturas mais altas, que por seu lado, levam a maiores concentrações de poluentes, o que pode significar um aumento de doenças respiratórias. Quanto mais calor existir, maior a probabilidade de incêndios florestais, que levam à emissão de novos gases do efeito estufa e, conduzem, a um sobreaquecimento.


Tudo está intrinsecamente ligado, com as causas a levar a determinadas consequências, que geram novas causas, em um ciclo que poucos até hoje conseguiram travar. A biodiversidade e os ecossistemas, como os conhecemos, estão em perigo.


É importante adotar medidas que possam reverter esta situação.

AbrirFecharComentário