7 recomendações para um estudo de sucesso

7 recomendações para um estudo de sucesso


Foto: Pexels

Descubra alguns dos princípios básicos para um estudo bem sucedido. Saiba o que pode fazer para estudar com sucesso.



As nossas recomendações para um estudo de sucesso

Um estudo de sucesso passa pela adoção de um conjunto de princípios. É necessário criar uma rotina e implementar comportamentos que permitam um estudo mais eficaz e bem sucedido. Não está em causa o tempo dedicado ao estudo, mas sim a forma como se gere esse tempo.


Se tomarmos como exemplo um TCC. É necessário muito tempo e dedicação para apresentar um trabalho de conclusão de curso que responda aos critérios exigidos. Mas é também muito importante a forma como se emprega esse tempo e os princípios adotados para apresentar um trabalho perfeito.


7 recomendações para ter sucesso no estudo

Antes de qualquer indicação sobre o processo de estudo, é necessário sublinhar que tudo começa com uma disciplina positiva. A partir deste princípio,  uma abordagem baseada no respeito mútuo, na comunicação aberta e na utilização de estratégias para ensinar e guiar o comportamento adequado, poderão transmitir-se às crianças métodos que esta pode adotar e usar, para ter mais sucesso no seu estudo.


Quais as metodologias que as crianças poderão adotar para tornar o estudo uma tarefa bem sucedida? Preparamos um breve guia com 7 passos essenciais para estudar com sucesso. Poderão, no início, parecer irrelevantes e não aportarem um sucesso imediato. Mas insistir nesses passos, fazer com que sejam rotina recorrente, traz, a longo prazo, o sucesso desejado no estudo. 


Estabelecer metas claras

Este é o primeiro princípio básico: definir o que se pretende com o estudo. É necessário, em cada período de estudo, o aluno estabelecer uma meta clara do que vai estudar e do que necessita aprender.  Ter um objetivo ou uma meta ajuda na concentração e na motivação, fazendo com que o estudante mantenha o foco.


Criar um cronograma

Este ponto está associado a uma correta gestão do tempo. O aluno deve criar um cronograma que inclua as horas de aulas, os períodos de estudo, sessões adicionais, esportes ou outras atividades diárias. Depois de desenvolver o cronograma, respeitar o que for definido, vai ajudar a organizar o tempo de modo mais eficiente.


Encontrar o local ideal

Ter um local específico para o estudo é muito importante. Note que o ambiente pode não ser o mais calmo ou o menos ruidoso. O que importa é que o aluno consiga manter os níveis de concentração elevados, independente do que o rodeia. Idealmente, o local de estudo deve ser um sítio tranquilo e organizado. Mas, existem pessoas que funcionam melhor com o caos ou o barulho - que seja! Definir um local ideal para o estudo é muito importante. Cria uma rotina, que pode maximizar o foco no estudo.


Fazer pausas

Saber quando parar é muito importante. Os níveis de foco e concentração baixam, à medida que o tempo passa. Não adianta insistir ou passar horas a fio olhando uma matéria, quando não se consegue assimilar nada. Fazer pausas estratégicas, para repor os níveis de energia e concentração, é muito importante num estudo de sucesso. Como falamos no início, não é o tempo que passa estudando, mas a qualidade do tempo em que estuda.


Misturar métodos de estudo

Existem diferentes métodos de aprendizado, alguns mais complexos do que outros. Leitura, exercícios práticos, resumos, debates ou revisões são alguns dos passos de estudo que se devem conjugar para um estudo de sucesso.


Rever a matéria

As revisões são uma das fases de estudo mais importantes. O aluno deverá fazer exercícios de revisão com regularidade, de forma a não deixar nenhuma matéria para trás. A revisão da matéria é sinónimo de retenção a longo prazo.


Manter um estilo de vida equilibrado

Pois bem, este último item vale para o estudo e para qualquer outra atividade. Um estudante  que cuida da sua saúde física e mental, com uma boa alimentação, sono adequado e tempo para relaxar, tem um estilo de vida mais equilibrado. O que, por sua vez, melhora a capacidade de aprendizado.


Um estudo bem sucedido: outro princípios

Claro que as recomendações acima são as que julgamos mais importantes para atingir um estudo de qualidade e ver os esforços recompensados. Estas 7 recomendações, embora simples e aparentemente fáceis, obrigam a adoção de métodos e rotinas que podem, em uma primeira instância, não serem assim tão fáceis de adquirir. 


Insistir é o segredo. Se o primeiro cronograma deu errado, vai e faz um novo cronograma, mais adequado à realidade das atividades. Se rever a matéria está se tornando uma tortura, lembra das pausas estratégicas e respire funde. Combinar todos estes passos vai, a longo prazo, levar a um estudo de sucesso.


São as atitudes em relação à aprendizagem que importam, com foco na abordagem de “mentalidade construtiva” popularizada pela professora de psicologia de Stanford, Carol Dweck.


Pode ainda escolher partilhar o estudo com outras pessoas, utilizar outras fontes e recursos de estudo, fomentar suas habilidades práticas, insistir na resolução de problemas. Existem uma série de outros princípios válidos. Tudo vai depender da matéria que você está estudando e do melhor método de estudo que resulta com você. 

AbrirFecharComentário