Tutorial OutSystems: Aprenda Desenvolvimento Low Code e Obtenha a Sua Primeira Certificação As tecnologias de low-code estão ganhando cada ...
Tutorial OutSystems: Aprenda Desenvolvimento Low Code e Obtenha a Sua Primeira Certificação
As tecnologias de low-code estão ganhando cada vez mais força no mundo da TI e, portanto, as habilidades nesse campo também estão se tornando cada vez mais importantes. OutSystems é uma das plataformas low-code mais populares. Por que vale a pena conhecer essa tecnologia? Como obter o Certificado Básico para Desenvolvedor Interativo Afiliado?
Em resposta à crescente demanda por serviços de desenvolvimento - que está crescendo mais rapidamente do que o número de profissionais de TI - as tecnologias na categoria de plataforma de desenvolvimento de baixo código estão ganhando popularidade rapidamente. Seus produtores oferecem uma gama de soluções para o design de aplicativos web ou móveis, nos quais códigos complexos estão ocultos na forma de elementos gráficos fáceis de usar e elementos "incompletos". As plataformas low-code permitem que os desenvolvedores projetem aplicativos avançados e funcionais sem conhecer uma linguagem de programação. Esta é uma ótima opção para empresas em crescimento que procuram caminhos de atualização. Existem muitas plataformas low-code no mercado, como Oracle Application Express (APEX), Mendix ou, o tópico deste artigo, OutSystems.
Você sabia que pode usar um editor de texto online para aumentar a sua produtividade
Aprender low-code outsystems Brasil
O que é a plataforma OutSystems?
A OutSystems foi criada em 2001 e nos últimos 20 anos, a plataforma tornou-se uma das líderes no segmento de low code. É uma tecnologia utilizada por empresas de todo o mundo, incluindo gigantes de diversos setores: Mercedes-Benz, Volkswagen, Honda, ING, Axa, Intel e Hewlett-Packard. Segundo os seus criadores, a OutSystems deve a sua popularidade à rapidez com que consegue implementar novas soluções que não são inferiores às aplicações tradicionalmente desenhadas - na verdade, o seu nível de desenvolvimento é aproximadamente o mesmo.
OutSystems - Quanto custa?
O produto OutSystems oferece várias formas de acesso à plataforma. Dependendo do uso pretendido do aplicativo e do número presumido de usuários, quatro níveis de licenciamento estão disponíveis. Você pode escolher entre as versões gratuita, básica, padrão e empresarial. Cada um tem como alvo um conjunto diferente de empresas e fornece um conjunto diferente de ferramentas. Claro, as versões posteriores também são muito caras.
Grátis - Uma versão da plataforma OutSystems que pode utilizar gratuitamente. É uma solução interessante para pequenas empresas que desejam apenas criar aplicativos simples para uso interno. O uso de memória compartilhada na nuvem pública requer OutSystems e limita a memória disponível a 2 GB, mas isso deve ser suficiente para os requisitos de pequenas aplicações. Também é uma ótima opção para desenvolvedores que estão se familiarizando com essa tecnologia e aprendendo como ela funciona.
Básico - O preço da versão básica começa em $ 4.000 por mês (no caso de uma assinatura anual). O que você ganha por esse preço? Para começar, o número de usuários internos é aumentado para mil (na versão gratuita, o número de usuários pode chegar a 100). Também pode configurar a sua própria infraestrutura baseada na cloud OutSystems, aceder a dois ambientes adicionais, pipeline e funcionalidade CI/CD (Continuous Integration and Deployment) para ajudar na implementação da aplicação.
Standard - A Standard Edition custa pelo menos US$ 10.000 por mês. Ele remove completamente o limite para usuários finais internos e oferece vários benefícios adicionais. Estes incluem a capacidade de usar a tecnologia no local ou na nuvem privada e acesso a uma variante mais segura e constantemente monitorada da nuvem OutSystems (a chamada "alta conformidade"). Por uma taxa adicional, também podemos aumentar o número de ambientes disponíveis.
Enterprise - A edição Enterprise é cobrada individualmente para cada cliente. As principais diferenças das variantes mais baratas são o número de ambientes que usamos (base 5, mas com opção de incremento) e pipelines (2 - neste caso também podemos pagar mais para obter mais).
Importa referir que com todas as versões pagas da plataforma OutSystems, também podemos beneficiar do apoio ao cliente. Seu escopo exato depende da assinatura - por exemplo, com a variante Enterprise, temos a opção de entrar em contato com o produto a qualquer momento (o suporte do modelo funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana). Se adquirirmos qualquer subscrição, também recebemos uma garantia de uptime - a cloud OutSystems estará disponível para nós quase todo o tempo (99,5% do tempo).
Plataforma OutSystems - Maior Vantagem
Facilidade de uso de baixo código
O benefício inegável de usar plataformas low-code é o que você economiza - dinheiro e, mais importante, tempo. É por causa do método de projeto simplificado. A exibição de código complexo na forma de gráficos prontos para conexão significa que, para construir o banco de dados e a lógica do aplicativo, você só precisa criar um diagrama de blocos apropriado. Não precisamos de nenhum conhecimento de linguagem de programação para construir um sistema simples.
Os produtores da OutSystems levaram muito a sério a ideia acima. O ambiente de programação auxilia o desenvolvedor em todas as etapas, abreviando sua tarefa emitindo comandos, que a tecnologia traduz para a linguagem de programação adequada. Dessa forma, criar as tabelas a partir das quais o banco de dados é construído e inserir os dados nelas requer apenas alguns cliques do mouse e o preenchimento dos campos. Não é mais complicado do que preencher uma planilha no Excel. Por outro lado, a construção de uma lógica complexa leva à criação de um fluxograma. Fazemos isso combinando vários booleanos - podemos escolher instruções If condicionais e loops For e while, entre outros.
A ajuda do algoritmo de inteligência artificial
Na OutSystems, a IA ajuda-nos a conceber aplicações. Seu efeito pode ser visto, por exemplo, quando criamos colunas para uma nova tabela no banco de dados, ou especificamos parâmetros na aplicação, que requerem a definição do tipo de dado. Com base no nome da coluna ou parâmetro, o programa determina automaticamente o tipo de dados mais adequado. Deve-se notar que entre as opções disponíveis, além dos tipos padrão (por exemplo, texto, inteiro, longnet, etc.), também existem possibilidades como e-mail, número de telefone ou moeda.
Como isso funciona na prática? Por exemplo, se nomearmos uma coluna na tabela de preços, o tipo de dados será automaticamente atribuído a Moeda - devido ao fato de que o nome que demos provavelmente indica um valor monetário. Nomear a tabela Phone_Number definirá seu tipo de dados para Phone number e o tipo de dados de email será definido na tabela Employee_Email. Para desenvolvedores mais avançados, os produtores de plataforma também forneceram a opção de inserir um código personalizado.
Uma tela que exibe o tipo de dados da moeda e a coluna denominada Preço.
Como você pode ver, o tipo de dados da moeda é definido automaticamente para a coluna chamada Preço.
Comunidade enorme e ativa
Independentemente do seu nível de conhecimento e sofisticação no uso da plataforma, algumas dificuldades e erros são basicamente inevitáveis. Felizmente, ao trabalhar em OutSystems, é improvável que um bloco de progresso dure por muito tempo. Porque? Isso se deve a vários fatores diferentes.
Em primeiro lugar, temos à nossa disposição o site completo da plataforma, do qual uma parte importante é um conjunto de conhecimentos e dicas sobre o uso do ambiente de design e seus elementos, além de instruções específicas. A documentação é detalhada e descrita de forma acessível e bem pensada.
Em segundo lugar, também podemos buscar soluções para diversos problemas em um grande fórum, onde os desenvolvedores compartilham suas experiências e ideias para superar diversas dificuldades e obstáculos. Dado o número de entradas disponíveis, há uma boa chance de que nosso problema - ou pelo menos um semelhante a ele - tenha sido descrito e resolvido por alguém no passado.
Finalmente, no caso de problemas técnicos mais avançados, por exemplo, com a execução do ambiente de desenvolvimento, você pode solicitar suporte para obter assistência no uso deste site. No entanto, ao utilizar o serviço de suporte, deve-se ter em mente que os proprietários de versões mais caras de OutSystems têm prioridade (conforme descrito acima).
OutSystems - Interface do Service Studio
As aplicações em OutSystems são desenvolvidas num ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) denominado Service Studio. É um ambiente de desktop. Os produtores adotaram um layout de interface padrão, o que torna a plataforma muito intuitiva para desenvolvedores que já trabalharam com outras ferramentas, mas também facilita a introdução ao OutSystems para pessoas menos experientes.
A tela é dividida em 3 painéis:
O painel principal, onde projetamos nosso aplicativo,
o painel esquerdo, onde podemos encontrar um conjunto de elementos de interface para usar no aplicativo,
O painel direito que é usado para configurar os elementos de interface que você usa e navegar no IDE.
Acima do painel direito há mais quatro guias - Operações, Interface, Lógica e Dados. Eles levam a diferentes níveis de aplicação do designer. Acima do painel principal, há também um 'Botão de Publicação com Um Clique'. Possui 3 funções: avisa de erro quando detecta um dentro do app em construção, permite que o módulo seja implantado com atualizações e abre o app no navegador quando já estiver atualizado.
Tela mostrando a interface básica do OutSystems.
É assim que se parece o processo de design de interface no OutSystems. O botão azul no meio permite que você altere o texto à esquerda dele.
Uma tela mostrando as ferramentas que você usa para construir a lógica que controla a ação do botão.
Por outro lado, a tela acima é usada para construir a lógica que controla a ação do botão.
Introdução à plataforma OutSystems - My Path to Interactive Developer Certification Associate
Os criadores da OutSystems incentivam as pessoas a aprender sobre o seu ambiente construindo um caminho de desenvolvimento baseado no sistema de certificação. Os arquivos disponíveis para download contêm informações sobre possíveis exames - seu curso, as questões necessárias para dominá-los, etc. Ele também contém um exemplo de exame, que é um bom ponto de referência para avaliar seu estado atual de conhecimento.
Aprender low-code outsystems Portugal
Este último pode ser obtido de duas maneiras - através de campos de treinamento ou cursos online. O custo do bootcamp (infelizmente o produto não está disponível no site) inclui a taxa que você deve pagar pelo exame. Os cursos online são gratuitos e consistem numa série de gravações e apresentações que abordam as sucessivas fases de familiarização com OutSystems. Há também tarefas que você mesmo deve concluir no ambiente de desenvolvimento. Nesse caso, após concluir o curso, você deve se inscrever para o teste e pagar uma taxa de $ 150.
No entanto, antes de retirar dinheiro da sua carteira (ou melhor, transferi-lo da sua conta), você pode se familiarizar com os recursos básicos do OutSystems - com base no breve tutorial que preparei para você abaixo. Todas as informações fornecidas são baseadas na minha própria experiência, adquirida durante 10 semanas de aprendizagem OutSystems - que culminou na minha certificação Associate Reactive Developer.
Plataforma OutSystems - Registo e Instalação
Comecei a trabalhar com a OutSystems que tem acesso à versão gratuita do ambiente - para isso, basta clicar no botão "Start Free" no site da plataforma. No formulário de registo, introduzi os meus dados pessoais. Também me perguntaram sobre o objetivo da criação da conta - indiquei que queria criar um aplicativo para uso pessoal.
Depois de confirmar o meu endereço de email, o meu ambiente foi criado na cloud OutSystems e tive a oportunidade de descarregar o ambiente de desenvolvimento integrado do Service Studio. Como um aplicativo de desktop, ele está vinculado ao dispositivo no qual será instalado - e, nesse aspecto, OutSystems é inferior a outras plataformas de baixo código (como Oracle APEX) que fornecem acesso baseado em navegador ao IDE. Leva alguns minutos para baixar e instalar o Service Studio. O último passo é seguir o tutorial preparado “Criar um aplicativo em 5 minutos”, que apresenta vários passos que precisamos seguir para construir nosso primeiro aplicativo móvel com a plataforma. Após concluir o tutorial, o ambiente está pronto para uso.
Noções básicas de estúdio de serviço e aprendizado para certificação
Com o IDE já instalado, a única coisa que restava era saber como navegar nele. É aqui que os cursos online oferecidos pelos criadores da plataforma são úteis. Caminhos guiados é uma série de tutoriais gratuitos que tornam a transição de um desenvolvedor iniciante para um desenvolvedor de código baixo de forma relativamente rápida e fácil.
De todos os cursos disponíveis, optei por me tornar um desenvolvedor web interativo. O tutorial consiste em vídeos informativos concluindo com algumas perguntas, que são projetadas para testar sua compreensão de um tópico específico. Também nos foi dada uma tarefa para resolver a nós mesmos, com instruções de acompanhamento. O conteúdo é transmitido com clareza - entender os problemas não me causou problemas. Fazer tarefas de teste por conta própria permite aumentar sua confiança e satisfação - você sabe quanto progresso fez. No entanto, atingir um nível de conhecimento que me permita passar no exame requer trabalho adicional e independente de minha parte, além das tarefas acima.
Possíveis problemas com o aprendizado de sistemas externos - nomenclatura
Acontece que meu conhecimento de SQL foi a fonte do meu primeiro problema um tanto incomum. Acontece que OutSystems aplicou seu próprio esquema de nomenclatura aos elementos que compõem o banco de dados.
O que você costumava chamar de tabela agora é chamado de entidade, e as colunas que compõem a tabela são chamadas de atributos. Onde inserir um novo elemento na tabela chama-se registro (ao invés da linha, que conhecemos do SQL), e para criar relacionamentos entre tabelas ao invés da chave primária e chave estrangeira, usamos o identificador e o atributo de referência. Recuperar dados do banco de dados também é um problema. Esta ação não é executada usando a consulta - em vez disso, temos que criar o que chamamos de assemblies.
Essas mudanças aparentemente insignificantes no sistema de nomes de alguma forma não conseguiram se firmar na minha memória por um tempo surpreendentemente longo. E, claro, o domínio do vocabulário é essencial para avançar no curso.
No entanto, no meu caso, foi aqui que acabaram os verdadeiros obstáculos à aprendizagem de OutSystems. O curso sobre como se tornar um desenvolvedor web interativo é estruturado de forma a minimizar a ambiguidade. E quando apareceu, consegui encontrar as explicações muito rapidamente usando a documentação disponível na Internet.
O exame é mais difícil - é assim que abordá-lo
Desde o início, meu objetivo era obter minha certificação Associate Reactive Developer, e finalmente consegui - mas chegar a esse ponto acabou sendo mais difícil do que parecia inicialmente. É certo que, antes de fazer o teste, revisei o teste de amostra disponível nos arquivos de suporte incluídos nas informações de certificação, mas o teste real acabou sendo mais difícil e detalhado do que aquele que deveria ser um exemplo.
No entanto, passar em um teste de amostra e tentar resolvê-lo é uma boa maneira de verificar seu nível de conhecimento (embora não faça sentido fazer isso repetidamente - as perguntas são sempre as mesmas e você pode memorizar rapidamente). Ele permite que você faça algumas inferências sobre o contexto das perguntas que você pode esperar no exame real e também dá uma ideia de sua estrutura. É um teste de escolha com as respostas “a”, “b”, “c” e “d”, mas as questões geralmente são apresentadas na forma de cenários. Nosso trabalho é selecionar as respostas que se encaixam na situação específica.
Em geral, acho que as pessoas que estão buscando uma certificação Associate Reactive Developer devem se familiarizar com o curso e o teste do exame. No entanto, ao mesmo tempo, as informações e a experiência adquiridas por meio deles não são suficientes por si só para lidar com o verdadeiro desafio. Por isso resolvi ampliar meus conhecimentos e, sobretudo, colocá-los à prova na prática, focando em trabalhar em uma aplicação típica. Presumi que graças a isso eu poderia descobrir as capacidades do OutSystems por conta própria.
Eu o projetei com base em um aplicativo que uma vez construí como um teste (para uso interno) na tecnologia Oracle Application Express. Foi baseado em requisitos de um potencial cliente Pretius. Tem sido um sistema de CRM para uma editora que trabalha com muitas bibliotecas. O cliente queria um software que o ajudasse a fazer promoções relacionadas ao lançamento de novos livros, por exemplo. Resolvi recriar este programa no ambiente OutSystems - coloquei-me no papel de dono de tal empresa e tentei criar uma ferramenta que facilitasse o meu trabalho.
Essa abordagem funcionou perfeitamente. Ao construir meu aplicativo de exemplo, aprendi melhor os detalhes do OutSystems. Também me acostumei com o rótulo problemático (para mim), e consolidei os conhecimentos adquiridos durante o curso. Parece-me que se seu objetivo é aprender rápido, não há melhor maneira de progredir. No futuro, continuarei este artigo e mostrarei as etapas exatas que dei ao criar o aplicativo.
Plataforma OutSystems - Desenvolvimento de Software para Todos
Quase qualquer pessoa pode tornar-se um desenvolvedor OutSystems se fizer o curso completamente, fizer algum trabalho extra e, acima de tudo, tiver a mentalidade certa. Passar no exame e obter a certificação pode ser mais problemático do que o curso em si, mas não é um desafio intransponível. No meu caso, todo o processo levou cerca de 10 semanas, com cerca de 6-8 horas de estudo por dia (excluindo fins de semana). Para aqueles que já trabalharam no desenvolvimento de software antes, o conhecimento - como esquemas de nomenclatura - aprendido ao trabalhar com outras tecnologias pode criar alguns problemas adicionais. No entanto, no final do dia, OutSystems é uma ferramenta poderosa, relativamente fácil de aprender e de baixo código que o ajudará a criar seus próprios aplicativos rapidamente. E como sabemos, a demanda por programadores, incluindo proprietários de código baixo,
Precisa de especialistas em low-code?
Plataformas low code como a OutSystems sabem como obter resultados realmente surpreendentes com essas soluções. Se você quiser usar nosso conhecimento a seu favor, escreva para nos comentarios.
COMMENTS