OutSystems: Aposta na diversidade e inclusão das mulheres no mercado tech.

Outsystems aposta na diversidade e na inclusão das mulheres no mercado de tecnologico.


Foto:Freepik

Através de iniciativas internas e externas, a empresa portuguesa de tecnologia, que em 2018 recebeu o estatuto de unicórnio, pretende promover a diversidade e a inclusão das mulheres no mercado da tecnologia.



A OutSystems conta atualmente com várias colaboradoras do sexo feminino, muitas das quais em cargos de liderança.


A portuguesa Unicorn Outsystems, plataforma que desenvolve software para empresas, quer reforçar o seu compromisso com a diversidade e inclusão das mulheres no ambiente tecnológico, anunciou em comunicado.


Além de ter várias funcionárias em cargos de liderança, a empresa de tecnologia tem promovido iniciativas (internas e externas) que visam promover “maior diversidade”, observa. Em 2021, lançou o programa interno “Diversidade e Inclusão”, com o objetivo de aumentar a representação de gênero dentro da empresa.



Como a inclusão é um dos pontos-chave de sua estratégia, a empresa diz que incentiva seus colaboradores a serem autênticos, em um ambiente de trabalho onde se sintam respeitados. Para tal, a OutSystems tem apostado em formações assíncronas, webinars e campanhas de sensibilização para dotar os seus colaboradores de estratégias de mitigação de comportamentos autónomos – por oposição aos sistémicos.


Plataformas low-code estão surgindo como uma forma de expandir o pool de talentos, “permitindo que mais pessoas de outras origens”, incluindo mulheres que não dedicaram suas carreiras à TI, desenvolvam “aplicativos que resolvam problemas críticos”, explica a empresa de tecnologia. . Também na perspectiva de atração de talentos, a empresa lançou um novo programa de treinamento para gestores de RH, que visa práticas holísticas de contratação, como estratégias para reduzir vieses e os processos mais comuns que levam a resultados imparciais”, como, por exemplo, , utilizando a entrevista estruturada”, explica.


Externamente, também, a empresa de tecnologia afirma estar investindo em parcerias para “trazer mais mulheres para a indústria de tecnologia e dar-lhes a oportunidade de aprender novas habilidades”, como evidenciado pelos projetos Women Who Code (participação em várias iniciativas e apoio a escolas subvenções), Mimmit koodaa ( Workshops Through OutSystems para mulheres), Outsprint (dois workshops em Londres para 60 mulheres, com o objetivo de ensinar as participantes a trabalhar na OutSystems pataform) e New York Institute of Technology (ensinando OutSystems em cursos de linguagem de programação para mães solteiras).


Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a unicornio vai promover um debate, com um painel de quatro líderes OutSystems, de diferentes geografias, cargos e áreas da empresa, com o objetivo de destacar os desafios que as mulheres enfrentam no contexto da tecnologia. e celebrando seu sucesso e incentivando outros a se envolverem, por meio de seus exemplos e da forma como a tecnologia lhes permitiu causar impacto na sociedade.

AbrirFecharComentário