O que é Developer Full Stack?

 O que é Dev Full Stack?



É o "Coringa" da empresa é o homem que faz tudo, seja qual for sua profissão. Estou falando daquele cara que vai além da zona de conforto e sabe fazer pelo menos um pouco de tudo. Ele conserta, cuida, limpa, fala com o patrão, manda e até desmonta se for preciso... é só ligar que ele resolve. Ou ele entende o assunto ou ele vai entender rapidamente. Quem não gostaria de um Coringa no time!?



Mas vamos lá, existe outro termo para definir esse cara multidisciplinar? Sim, existe uma forma T (coordenada T)! T-Shape (T-Shape) é um termo difundido que aparece no FAQ da Universidade de Harvard. Isso é então carregado de significado.


Para você que está curioso, eu vou te ajudar. Na foto ao lado, a parte vertical do T mostra a profundidade das habilidades de uma pessoa em determinada área, enquanto o eixo horizontal representa outros conhecimentos gerais que esse profissional possui e muito valiosos para as engrenagens da empresa.


Esse conhecimento adicional pode ir em qualquer direção, como entender bem o mercado da empresa. Nesse eixo horizontal também estão as chamadas “soft skills”, que representam habilidades mais simples do dia a dia. Por exemplo: quando nosso coringa é fofo, se ele sabe arrumar a casa quando precisa, se tem um brinquedo de cintura e claro, por que não sorrir um lindo sorriso mesmo em tempos difíceis.


O que é um Desenvolvedor Full Stack?

 

Primeiro, você sabe o que significa desenvolvedor?

Bem, o significado de Developer é Desenvolvedor, e se aplica a qualquer programador de computador que produz um programa, seja ele compilado, compilado, pseudo-compilado ou interpretado.


Este termo está em uso há alguns anos, mas tornou-se cada vez mais popular recentemente, com a popularização dos termos frontend e backend. Os funcionários geralmente colocam um desenvolvedor front-end ou um desenvolvedor front-end no currículo


Vamos ao que interessa:


Desenvolvedor Full Stack, Ele é Desenvolvedor Front-End que também é Desenvolvedor Back-End, embora existam muitos programadores que assumem essa função em muitas horas como desenvolvedor Front-End e Back-End é difícil encontrar um homem quem é realmente bom em ambos, deixa sempre algo desejável. Portanto, é raro encontrar um excelente desenvolvedor Full Stack, mas se você se concentrar e se especializar, pode ser um, mas realmente precisa se especializar.


Inicialmente, o que vem à mente é que o desenvolvedor Back-End que mais tarde se tornou Front-End se tornará o Desenvolvedor Full Stack. Mas olhando de perto, é assim tão simples?


A maioria dos desenvolvedores começou com PHP e hoje programam exclusivamente em JavaScript, sim, existem muitos desenvolvedores assim. Esses não são desenvolvedores Full Stack, sabe por quê?


Com o desenvolvimento do desenvolvedor front-end e, portanto, o back-end também, esqueça o simples processo de FTP de hospedagem, hoje em dia o verdadeiro back-end deve dominar a escalabilidade, versões de lançamento, MVC e várias formas de armazenamento, não apenas SQL bancos de dados.


É realmente possível um desenvolvedor acompanhar o andamento dos "mundos" e não se perder na atualização de ambos ou ser superficial em uma ou ambas as áreas? Embora não precise ser o melhor front-end e o melhor back-end, a verdade é que focar em uma área é muito melhor.


Normalmente em empresas com nome no mercado, dificilmente você verá um desenvolvedor responsável pelas duas áreas. Mas para quem está iniciando e criando startups, é comum ver um desenvolvedor Full Stack, ou seja, o front-end que também é Back-End.



 

Há controvérsia nisso, muitos desenvolvedores que são especialistas em sua área, não aceitam que esse termo seja atribuído a uma pessoa que trabalha nas duas áreas, apenas porque as conhece, mas a profissionais que dominam bem as duas áreas.


É realmente importante ser um desenvolvedor Full Stack?

Então, mais importante do que decidir se você é ou não Full Stack, é se perguntar: Por que eu quero esse nome? esconder atrás dele? ganhe mais dinheiro? E conclua perguntando a si mesmo, estou disposto a arcar com o custo necessário para uma corrida tão pesada e continuar acompanhando o ritmo de desenvolvimento do mercado em ambos os segmentos, front-end e back-end?


Recentemente, cada vez mais profissionais de front-end estão se especializando nas últimas tecnologias lançadas, sem analisar com certeza se uma determinada tecnologia está madura o suficiente para investir nela. De fato, um profissional que se dedica a conhecer o alfa de cada tecnologia, nunca tem tempo de produzir um produto até o fim.


Muitas vezes, é melhor se dedicar a um projeto importante em uma técnica que você domina, em vez de tentar aprender um pouco de tudo o tempo todo.


Melhor do que ser um desenvolvedor Full Stack. É um bom front-end ou um bom back-end que resolve os problemas. Porque no final, tudo volta a isso.


Conclusão:

Ser um desenvolvedor de pilha não significa necessariamente ser um desenvolvedor experiente ou apenas um desenvolvedor web. Você só precisa de um conhecimento razoável das técnicas de front-end e back-end, de uma forma que o deixe confortável com ambas as metodologias. Na maioria das empresas, os empregadores procuram alguém que seja versátil, ou seja, se você é um profissional “total”, que pula e resolve os mais diversos tipos de problemas que afetam o negócio de um cliente, você tem uma vantagem maior na hora de contratar. Dica: Se você é programador, deve perceber que para se manter ativo é preciso estar por dentro do que há de melhor no mercado, sempre se especializar e aprender novas tecnologias.

AbrirFecharComentário