front-end vs. Back-end: Quais são as diferenças? Front-end vs back-end Se quisermos entender os mais diversos motivos pelos quais os desenv...
front-end vs. Back-end: Quais são as diferenças?
Front-end vs back-end
Se quisermos entender os mais diversos motivos pelos quais os desenvolvedores web hoje entram nesse universo específico, basta perguntar. Desde aqueles que amam o design gráfico e querem levar essa paixão um passo adiante, traduzindo suas criações visuais em uma página da web, para aqueles que gostam de mergulhar no submundo dos bancos de dados, APIs ou explorar como os servidores funcionam; Em outras palavras, tudo o que os usuários comuns não veem.
Dependendo da área em que preferem trabalhar, essas pessoas vão se especializar mais no front-end ou no back-end. Mesmo que a tecnologia esteja em constante evolução e essas duas áreas estejam cada vez mais ligadas, ainda há uma diferença perceptível que as separa. Embora as habilidades necessárias para ambos os lados sejam semelhantes, ainda são necessárias habilidades específicas para desenvolver o back-end e o front-end. Vamos então analisar as principais características de cada aspecto do mundo da programação.
O aspecto mais atraente do desenvolvimento front-end
Como o nome sugere, o desenvolvimento front-end envolve configurar e projetar tudo o que os usuários da Web veem em um site ou aplicativo. É o aspecto visual do trabalho que tende a atrair desenvolvedores que têm um interesse especial pelo design gráfico. O trabalho desse tipo de programador é criar interfaces que os usuários achem tão atraentes quanto intuitivas, tornando a experiência do usuário mais agradável.
Nesse cenário, os programadores usam principalmente 3 ferramentas: HTML, CSS e JavaScript. Recentemente, esta última linguagem de programação ganhou mais espaço em relação a outras tecnologias como JQuery, que hoje estão praticamente desatualizadas. Outros frameworks foram criados a partir de JavaScript, como React e Angular, que facilitam o trabalho do programador e permitem a criação de componentes que posteriormente podem ser copiados para outras áreas da plataforma em construção.
Os desenvolvedores front-end também precisam ser proficientes em outras ferramentas que os programadores não usam tradicionalmente, como editores de imagem (pode ser o Photoshop, por exemplo), ou plataformas como Figma ou Sketch que permitem aos programadores criar protótipos, visualizando antecipadamente como eles vão navegar Os usuários estão na plataforma e testar diferentes conceitos antes de concluir o desenvolvimento.
Como programador front-end, seu trabalho é usar todas essas técnicas e linguagens para construir a aparência e o design do aplicativo e do site em questão, para que seja gerado um certo sentimento entre os usuários que os faça querer voltar. Não é uma tarefa fácil.
Você está gostando deste artigo? Saiba mais sobre desenvolvimento web!
Dê o primeiro passo na tecnologia e saiba mais sobre o bootcamp de desenvolvimento web
Por que você deve escolher o desenvolvimento de back-end?
Os desenvolvedores que decidem se especializar em segundo plano são aqueles que preferem configurar bancos de dados, aqueles que preferem entender como melhorar o desempenho do servidor para que ele possa aceitar mais carga de trabalho e aqueles que aproveitam os recursos que as APIs externas podem fornecer para obter um desenvolvimento ideal. .. no final Esses desenvolvedores lidam com tudo o que não é visível para os usuários que visitam um site ou aplicativo e disponibilizam seus dados para se cadastrar ou fazer uma compra em uma determinada plataforma.
Os desenvolvedores de back-end usam uma variedade de linguagens de programação em suas vidas diárias. De PHP a Ruby, Python, Java ou JavaScript. Seu trabalho não é apenas garantir que os sites funcionem perfeitamente, mas também melhorar seu tempo de resposta. Maioria! Ao contrário do que acontecia há alguns anos, quando as páginas e aplicativos da web eram mais estáveis, o trabalho de um programador de backend hoje em dia é mais considerado, com as páginas se tornando mais dinâmicas e com maior necessidade de atualizações constantes. Além de tudo isso, eles devem estar familiarizados com bancos de dados relacionais como MySQL ou Oracle e bancos de dados não relacionais como MongoDB.
Você quer o melhor dos dois mundos?
Se assim for, você não seria a primeira pessoa. Se você ama o design de front-end tanto quanto o desenvolvimento de back-end, pode seguir sua carreira para trabalhar no desenvolvimento de ponta a ponta. Embora ainda haja algum ceticismo sobre esses perfis, já que é melhor se especializar em uma dessas duas áreas, a verdade é que as empresas estão investindo gradativamente em programadores integrados capazes de trabalhar simultaneamente no design de interfaces. Os usuários o verão no navegador e na infraestrutura de superfície oculta.
Se você possui as habilidades necessárias, bem como a curiosidade necessária para obter conhecimento profissional em desenvolvimento back-end e front-end, pode optar por se inscrever no bootcamp de desenvolvimento web da Ironhack. Você aprenderá sobre as tecnologias mais recentes usadas no desenvolvimento front-end, como HTML5 Canvas, JavaScript ou React, e back-end, aprendendo sobre Node.js, aprendendo a configurar servidores com Express ou bancos de dados com MongoDB. Todas essas habilidades são muito procuradas pelas empresas de tecnologia, o que faz você se destacar quando quiser entrar no mercado de trabalho e no mundo da programação em geral. Dos dois, quais áreas o excitam mais? Front-end ou back-end? Ou talvez você queira fazer e comer o bolo inteiro; O desenvolvimento completo é o seu caminho?
COMMENTS