5 dicas para criar um currículo original
5 dicas para criar um currículo original
No dia a dia de um empresário, dezenas de currículos passam por sua mesa e caixa de entrada, a maioria deles cuidadosamente elaborados para aproveitar ao máximo o caminho e as capacidades de cada pessoa. Descubra como tornar sua foto a primeira a ser vista.
Foto: freepik
5 dicas para criar um currículo original
Se você está procurando emprego e se candidatando várias vezes por dia, deve estar cansado de revisar e editar seu currículo e da tendência de consolidação. No entanto, tente se colocar no lugar dos funcionários de RH que recebem o mesmo modelo de currículo com datas e nomes de organizações e empresas um a um.
Se, em meio a esse árduo processo, você encontrar um que se destaque dos demais, suas chances de ser selecionado aumentam. Se você quer que esse seja o seu caso, aqui estão algumas dicas para criar um currículo mais autêntico.
1. Pense no design
Por mais práticos que sejam os construtores de currículos, basta preencher os campos com informações relevantes e em segundos seu currículo está pronto para ser enviado, essa é mais uma forma de garantir que você seja o único na lista de candidatos. Portanto, a alternativa é apostar em um design inovador e alternativo. Se você está pensando em se candidatar a um emprego no campo criativo, isso é obrigatório. Porém, se você não tem a experiência necessária, existem ferramentas que podem te ajudar a criar infográficos e apresentações que vão impressionar qualquer pessoa.
2. Conte sua história
Se o objetivo principal do seu currículo é fazer com que o empregador entenda o seu caminho, como você chegou ao cargo em que está, ou mesmo explicar a evolução de um determinado projeto, uma alternativa pode ser usar uma linha do tempo. Esta é uma maneira original e eficaz de contar sua história sem torná-la chata para quem precisa lê-la.
3. Mostre sua admiração pela empresa
Essa ideia demora um pouco mais e não é fácil de aplicar em qualquer área. No entanto, se a ideia é transmitir sua paixão pela empresa e seu desejo de trabalhar lá, essa é definitivamente uma boa maneira de fazê-lo. Consiste em utilizar os produtos ou serviços da empresa para criar seu currículo. Se você não sabe como fazer isso, confira este exemplo para o aplicativo Pinterest:
vice 1x1
4. Adapte seu currículo à região
Em todas as dicas anteriores, é preciso pensar bem na área para a qual você está se candidatando. Se for, digamos, para um escritório de advocacia, um design muito chamativo pode transmitir uma ideia errada. Da mesma forma, pense em vocabulário e palavras-chave apropriados que mostrarão que você sabe do que está falando.
5. Por que não mudar de texto para vídeo?
Se você quer apostar nessa ideia, precisa ter certeza de que sabe o que está fazendo. Criar um currículo em vídeo pode ser um fator chave para conseguir o emprego que você deseja, mas também pode fazer você rir. Além de ser criativo, certifique-se de que o vídeo seja relevante e chame a atenção dos empregadores pelos motivos certos.