Influenciador digital: a profissão no momento (influencer)

 Influenciador digital: a profissão no momento



Você deve ter este canal favorito no YouTube. Um canal para um grupo de amigos do Rio de Janeiro que se uniram para formar um grupo de humoristas e hoje é o canal com mais inscritos no YouTube. Existem livros sobre jogos, comida e o mundo obcecado por computador, entre outros, administrados pelo ex-Mtv Vj.


Por fim, não faltam canais para desfrutar e ouvir críticas e opiniões sobre os mais diversos assuntos.


E com o seu canal favorito, você acaba se apegando a essa pessoa, mesmo que nunca a tenha visto na vida.


Ele fala das coisas que você gosta, tem um ponto de vista muito parecido com o seu, e até consegue influenciar muita gente com esse ponto de vista, como aconteceu com você.


Você sentiu o impacto dessa pessoa porque ela compartilhou as mesmas opiniões e as mesmas opiniões que você.


E saiba que essas pessoas têm um nome e uma profissão: são influenciadores digitais.


efeito digital

E a mesma pessoa que começou com alguns assinantes em seu canal hoje tem um grupo de seguidores e fãs, muitos dos quais acreditam que sua palavra é a lei. E essas pessoas são tão influentes que começam a chamar a atenção não só das pessoas comuns, mas também de empresas e marcas que investem nessa pessoa em troca da publicidade de seus produtos.


E isso não é brincadeira, não. Esta é uma profissão.


E inadvertidamente, ao ver essa pessoa que deseja usar certas marcas de telefones celulares, roupas, sapatos, acessórios, etc., etc., você vai querer comprar as mesmas coisas que essa pessoa. Porque você quer ser como aquela pessoa que tanto te influencia.


Com tudo isso, quero dizer que os blogueiros, de uma forma ou de outra, são a nova cara do Brasil, são os responsáveis ​​por influenciar grande parte dessa nova geração, uma geração que respira, que vive na internet 24 horas por dia.


Mesmo que essa pessoa, esse blogueiro, afete indiretamente uma parte significativa da população, pelo menos aquela parte da população que acompanha seu canal, acompanha seus vídeos, redes sociais, etc.


Como mencionado anteriormente, ela afeta não apenas as ideias, mas também os relacionamentos e a politização, entre outras coisas.


Ser um blogueiro no século 21 é mais do que ter um canal que cobre jogos, política, feminismo ou comédia. O blogueiro do século 21 se torna um espelho para quem está te observando.


Você consegue imaginar como criar um blog sem a menor pretensão e se tornar um influenciador para milhares de pessoas ao longo dos anos? Parece assustador!


Mas esse é o caso hoje.


Anteriormente, nós, nossas mães e nossos avós influenciamos nossos pais, cantores e atores que apareciam na televisão ou tocavam no rádio. Hoje, a influência dos jovens vem diretamente da Internet.


A diferença é que esses jovens hoje estão em contato direto com influenciadores por meio de suas redes sociais.


Ser blogueiro hoje em dia não é apenas divertido, é uma profissão atualmente.


Você está aqui apenas para influenciar as pessoas. Por isso, muitas empresas têm aproveitado a vantagem de promover seus produtos, e você pode ganhar a vida fazendo o que ama simplesmente comunicando suas opiniões, influenciando milhares de pessoas sem muito esforço.


O influenciador ou influencer é uma profissão no momento.

  

Com a crescente disponibilidade da Internet, novas profissões estão surgindo constantemente no mundo. Entre aqueles que têm chamado a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo está o influenciador ou influenciador digital, por ser mais conhecido e uma profissão no momento. Mas no final das contas, o que é um influenciador? Bem, tecnicamente, é o que o nome realmente sugere, está afetando seus seguidores. Cada influenciador segue um nicho diferente no mercado, que pode ser moda (existem muitos influenciadores neste campo), gastronomia, turismo, cultura, religião, política, esportes e muitos outros tópicos. Ele tende a anunciar, comparar, mostrar, usar certos produtos ou serviços, discutir tópicos importantes sobre o assunto em questão e criar conteúdo para suas redes sociais. Um influenciador geralmente é um especialista em sua área, e seus seguidores tendem a confiar em seu julgamento.


Gostado por influenciadores


O influenciador atua nas redes sociais e pode garantir bons resultados financeiros

Existem muitas redes sociais. No entanto, os influenciadores são mais propensos a usar o Instagram®, e o Facebook® é a história por trás do influenciador de moda Tamirez Luciet de @blogbelezaemfoco. “Na maioria das vezes eu uso o Instagram®, que é uma plataforma muito popular em todo o mundo. Tem recursos interessantes para influenciadores, está sempre na moda e a indústria está ligada a isso ”, diz Tamerez. Não é por acaso que a plataforma é uma das mais utilizadas neste planeta: só o Brasil tem 66 milhões de contas ativas, tornando-se o segundo maior mercado de mídia social. Em primeiro lugar, são os Estados Unidos da América com mais de 110 milhões de contas ativas em Instagram®.



Da foto ao vídeo

Alguns influenciadores também estão no YouTube®, que hoje é uma arma em termos de alcance, assim como outros grandes veículos de comunicação. A plataforma de vídeo é atualmente um dos meios de comunicação mais acessíveis do mundo e, portanto, um dos maiores públicos do planeta. O número de YouTubers não para de crescer - esse é o nome do conteúdo profissional produzido para redes sociais, que pode ou não ter influência dependendo de como usam seu canal. Quando se trata do poder do YouTube®, não exageramos, acredite! O número de solicitações e visualizações é simplesmente astronômico! Para se ter uma ideia do que o YouTube® pode fazer, cerca de 60 horas de vídeos são "baixados" por segundo para milhões de canais. A cada segundo, uma hora de material novo já está disponível na rede social. Outro número impressionante são os vídeos acessados. Existem cerca de 4 bilhões de visualizações de uma variedade de produtos. Mas por que há tanto hype em torno dessa rede social? A resposta é simples: negócios e prazer andam de mãos dadas!


Influente e original

Uma dica de Daniel Santos do Não Famoso®, como YouTuber e influenciador de rede, é tentar fazer o que ninguém mais faz, para ter uma identidade própria. Segundo ele, tem muita coisa igual na plataforma, todo dia tem novos usuários tentando encontrar o seu lugar, se você não tem diferença, a coisa que chama a sua atenção, é difícil se manter. “A diferença era fazer análises de música e paródias, quando comecei ninguém fazia, fui o segundo no YouTube® Brasil a postar paródias musicais. Pensar em algo novo é importante para liberar espaço ”, enfatiza o YouTube. Tamirez diz que é importante para um influenciador não deixar os números girarem. É muito importante ser você mesmo. “Existem pessoas de muito sucesso na mídia e elas começam a se tornar realmente famosas por seu trabalho e atuação como influenciadores e, em muitos casos, essas pessoas perdem a essência quando começam. Eles mudam seu estilo e deixam o poder subir às suas cabeças. Nestes casos, perdem não só a originalidade, mas também a humildade. 'diz Tamiris.

Eu quero ser influencer, como faz isso?

Talvez a originalidade continue a liderar, então seu perfil ou canal terá sucesso e você receberá fama e inscritos tão esperados. Mas para quem quer começar, saiba que não existem receitas certas. Daniel Santos explica que na verdade fez vídeos que lhe deram grandes esperanças de resultados, mas também não funcionaram. "Outros, nos quais não apostei, me surpreenderam agradavelmente com mais de um milhão de visualizações. O desapontamento é provavelmente uma fase pela qual todos temos que passar. Hoje, à medida que amadureci nesse assunto, meu foco está na publicação em vez de criar expectativas muito altas. " Se eu tiver visualizações, fico feliz; caso contrário, continuarei postando até acertar ”, diz YouTube. Outra receita poderosa é se concentrar no trabalho. Tamirez Luciete explica que, embora haja muitos influenciadores hoje, cada um deles tem uma função a desempenhar. “São mercados e lojas diferentes. Monitorar o trabalho dos outros é importante, mas é importante permanecer firme em seu conteúdo. Não vejo concorrência neste mundo de influenciadores, mas vejo oportunidades para cada vez mais serviços sendo oferecidos a pessoas de diferentes origens. Lojas e serviços, Lucet explica.


O conteúdo não é tudo!

Acredite em mim, você pode ser um mestre em determinado assunto, mas há algo que os assinantes apreciam nos influenciadores, na qualidade da imagem, seja uma foto ou um vídeo. Quando se trata de qualidade, há uma série de fatores que tornam um vídeo bem-sucedido. A iluminação certa, a cena, o som do microfone, a qualidade da câmera que tirou a foto ou o vídeo, os detalhes que afetam o seu sucesso como influenciador. É por isso que existem cursos especiais que ajudam as pessoas a se aprofundarem nessa parte "técnica". “Acho que o curso pode ser muito benéfico para os iniciantes em qualquer plataforma que escolham, pois a competição é enorme, saber como as coisas funcionam e se adaptar melhor a esse universo são essenciais para encontrar um caminho de crescimento”, diz Daniel. Tamiz garante que a qualidade das fotos afeta diretamente o sucesso do perfil. “Boa foto com bom ângulo, boa iluminação, boa maquiagem - todo o grupo faz parte do sucesso do influenciador e afeta diretamente o engajamento das postagens”, explica. Por exemplo, empresas de educação profissional já oferecem cursos de especialização nessa área. É o caso do Instituto Mix de Profissões. A empresa oferece cursos para iniciantes, usuários avançados e YouTubers em gerenciamento de mídia digital.


Processamento de comentários

Quando você entrar no mundo da internet, saiba que muitas pessoas vão adorar o que você posta e suas opiniões e avaliações, mas também haverá quem critique suas postagens duramente, sem dó nem piedade, na internet conhecido como “ haters ”. Eles podem alertá-lo porque diferem da sua opinião, é preciso lembrar que a Internet é democrática nos comentários. Embora haja limites para críticas construtivas e, claro, críticas severas, que podem evoluir para uma ação legal. YouTuber experiente, Daniel Santos aprendeu a lidar com todos os tipos de comentários. “Sempre haverá odiadores, mas aprendi a focar nos torcedores, a só apreciar críticas construtivas e feedback de quem ama o que eu faço”, diz Santos. Tamirez explica que há pessoas no mundo da moda que discordam de sua opinião e, nesses casos, ela tenta conversar com essas pessoas para entender o motivo de seus comentários negativos em seu perfil. “Na maioria das vezes, fazer uma boa conversa e discutir estilos e como fazer coleções de moda que se enquadrem nos critérios de quem comenta, dirige e tenta entender suas necessidades faz parte do trabalho”, diz Tamirez.


Ser um influenciador compensa?

Para Daniel, um YouTuber, se ele depende apenas da receita do Google® Adsense, é muito difícil obter seu apoio da mídia. “Mas, como acontece com o Instagram® e outras plataformas, se você tem um bom público, pode compartilhar e patrocinar alguns vídeos, e pode valer a pena mesmo que não seja um grande canal”, explica ele. Por exemplo, Tamirez, embora ame a profissão de uma pessoa influente, ele não pode lidar com isso sozinho. “Atualmente trabalho como gerente de mídia social para algumas empresas, o que me garante uma renda estável, enquanto eu viver apenas como um influenciador, não posso me manter, mas é isso que amo e continuarei a fazer,” ela concluiu, dizendo que é importante, para ter uma renda adicional, que você complete Seu papel como influenciador é fazer o que você ama.

AbrirFecharComentário