Conceito de artesanato Artesanato são artes e ofícios, as obras do artesão. Por outro lado, artesão é a pessoa que realiza trabalhos manua...
Conceito de artesanato
Artesanato são artes e ofícios, as obras do artesão. Por outro lado, artesão é a pessoa que realiza trabalhos manuais sem recorrer a máquinas ou processos automatizados. Portanto, não há duas letras exatamente iguais.
Exemplos: “Quando rumamos para o norte, comprei alguns artesanatos típicos”, “Minha tia me deu alguns artesanatos do Peru para decorar meu apartamento”, “A maioria dos habitantes locais vive do artesanato”.
Ao mesmo tempo, o artesanato pode ser definido como o oposto da produção industrial ou da produção em massa. O trabalho do artesão envolve a implementação de várias técnicas manuais.
Você quer se distrair e treinar suas habilidades com alguma coisa nova? Que tal você começar a fazer artesanato? Com ítens acessíveis e um passo a passo fácil e simples, fazer um tipo de artesanato fácil é a maneira perfeita para você se divertir e fazer lindos objetos.
O artesanato faz parte da cultura tradicional do povo, cujas origens remontam aos tempos pré-industriais. Há milhares de anos, já existia artesanato em diversos materiais.
Os artesanatos podem ser estéticos (por exemplo, uma imagem decorativa), ritual (máscara) ou finalidade funcional (vaso de água). Seu desenvolvimento combina design e arte.
O artesanato geralmente utiliza matérias-primas naturais e simples como corda de sisal, barbante, papel, folhas secas, tecidos, tintas, madeira, etc. Existem vários tipos de artesanato que podem ser feitos como hobby ou mesmo como artesanato para vender e ganhar, como o caminho de crochê.
Atualmente, os artesanatos são produtos confeccionados em malha, malha, recortada ou recortada em tecido, de madeira, e produtos confeccionados com materiais reciclados, entre outros.
Comparado com os produtos industriais, o artesanato é geralmente mais durável e feito de materiais de melhor qualidade. Obviamente, não todos, mas boa parte deles.
Trabalhar com artesanato em geral não exige muito investimento para poder produzir um produto de qualidade, basta usar a criatividade e dominar os retoques.
Em muitos países, o artesanato é uma atividade que ajuda um pouco a valorizar a cultura local. Por exemplo, há casos em que as pessoas viajam para outros países e trazem lembranças artesanais como vasos, acessórios, pinturas e muito mais.
O artesanato também pode ser expresso em artigos de couro, cerâmica, vime ou produtos de couro, fibras vegetais, etc., mas também existem esculturas, pedra, cera, joias, papéis feitos à mão e até mesmo os mais exóticos, como artesanato feito de frutas, pão ralado , etc.
Por meio dela, são revelados os costumes de muitos povos de diferentes regiões do país e de vários países. O Brasil, por exemplo, possui um dos artesanatos mais ricos do mundo.
Hoje em dia, o artesanato tem que competir com os produtos industriais, que muitas vezes procuram imitar sua aparência. A principal vantagem dos bens industriais é o baixo custo, devido ao fato de serem produzidos em série.
O artesanato costuma ser vendido diretamente (entre o artesão e o comprador) ou por meio de minimercados ou feiras. Quando cada produto é desenhado manualmente, é difícil atingir o nível de produção exigido para grandes supermercados ou redes de supermercados.
O artesanato agora não é apenas uma fonte de renda para muitas pessoas, mas também é reconhecido como uma forma de terapia. Alguns especialistas até recomendam essa arte como uma forma de aliviar o estresse e a ansiedade, melhorar o humor e muito mais.
Qual desses temas você gostaria de ver nos próximos artigos?
- artesanato da região nordeste
- artesanato da região centro oeste
- artesanato da região sudeste
- artesanato da região sul
Também deve ser notado que o artesanato fornece meios de subsistência para muitas pessoas, famílias e até comunidades.
Se você ama artesanato e precisa de ideias diferentes, criativas e bonitas, siga nosso blog e fique por dentro das novidades.
COMMENTS