O que é tráfego direto em marketing digital Gestão de Desempenho de Marketing Digital
O que é tráfego direto em marketing digital
Gestão de Desempenho de Marketing Digital
O tráfego direto é um dos canais de marketing digital mais populares para relatórios de tráfego. Essa origem aparece claramente como resultado da entrada no site na barra de endereço do navegador da web. Mas nem sempre é esse o caso, na verdade, em muitos casos eles estão em minoria. Isso pode ser resultado de problemas técnicos, redirecionamentos e outras situações.
Veja também: Trafego orgânico: Como essa estratégia pode aumentar suas vendas
Indice
- Como analisar o tráfego ao vivo
- Quais são as fontes potenciais de tráfego direto
- Como facilitar o aparecimento de uma fonte direta
- conclusão
Como analisar o tráfego ao vivo
O relatório de aquisição do Google Analytics mostra o tráfego por origem, que é como um visitante chegou ao seu site.
Veja tambem: Tráfego pago: O que você precisa saber
Google Live Traffic Analytics
O tráfego direto tende a se destacar em termos de volume. Mas o que é tráfego ao vivo real?
Quais são as fontes potenciais de tráfego direto
Aqui estão algumas situações em que o tráfego é considerado ativo:
Nós digitamos seu site no navegador. Na maioria dos casos, esse não é um hábito comum.
Seu site nos favoritos. Comum para ferramentas de uso contínuo.
O Google não entendeu a origem por motivos técnicos. Isso pode acontecer com frequência em algumas plataformas. Por exemplo, gerei vários links na plataforma Reedit em vez de gerar tráfego de referência denominado direto.
Um redirecionamento 301 feito para o servidor para redirecionar páginas que não estão mais ativas ou foram substituídas.
Redirecione HTTP para HTTPS (seguro). O link indica um protocolo inseguro, mas SSL está habilitado no site.
Links compartilhados em algumas redes sociais, WhatsApp e messenger. Frequentemente referido como direto.
Links em arquivos como PDFs e planilhas.
Links múltiplos: o site que aponta para o segundo que aponta para o terceiro. Ao longo da corrente, esse elo geralmente se transforma em um movimento reto.
Como facilitar o aparecimento de uma fonte direta
Usar o rastreamento de link (UTM) em URLs pode tornar a interpretação cada vez mais fácil para o Google, mas não impede que isso aconteça. Além disso, existem outros relatórios de rastreamento que permitem analisar a origem e a campanha.
O rastreamento de links permite que você adicione parâmetros para determinar de onde seu tráfego está vindo, classificando-o por campanha e anúncio. Assim, é possível analisar o tráfego no Google Analytics por sua origem, mesmo que seja registrado como "tráfego direto".
LINK RASTREÁVEL
Normalmente, o link tem a seguinte estrutura:
www.seusite.com.br
Mas é possível adicionar parâmetros especiais ao final de um link usando um token? Imediatamente após o link. por exemplo:
www.seusite.com.br?utm_source=marketing
Neste caso, adicionamos um parâmetro chamado "utm_source" intitulado "Marketing". Os parâmetros têm muitas finalidades em um URL, mas esses parâmetros informam especificamente ao Google Analytics que o link se originou de "marketing". Uma pessoa visita o site e não muda absolutamente nada para ela, mas para você será possível rastrear todos os acessos, quanto tempo ela está online, quantas páginas visitou e quais páginas visitou, e até mesmo se fez uma compra ou não. Se você acessar Analytics em Origens de tráfego> Todo o tráfego> Origem / mídia, poderá ver todos os resultados provenientes da origem de "Marketing".
Aprenda como coletar dados da campanha com URL personalizado
Conclusão
Entender de onde vem seu tráfego é fundamental para a criação de estratégias de marketing digital coesas. Normalmente, as visitas diretas não estão envolvidas em campanhas. Entender suas origens é importante para vincular as campanhas à navegação que perdeu sua marca na cadeia digital.
COMMENTS