Medicina natural: 26 plantas medicinais que tratam e curam doenças comuns.
Medicina natural: 26 plantas medicinais que tratam e curam doenças comuns.
Prevenir doenças
A ideia básica da medicina natural é ter sempre à mão plantas medicinais para tratar os sintomas e doenças mais comuns, como gripe e dores de cabeça.
Tradição de usar remédios caseiros para tratar doenças comuns, como gripe, resfriados e problemas digestivos
A tradição de usar remédios caseiros para tratar doenças comuns como gripe, resfriados e problemas digestivos existe em todas as casas. Na verdade, muitas plantas usadas por humanos comprovaram seus efeitos terapêuticos após uma pesquisa cuidadosa.
Podemos dizer que no Brasil toda família conhece pelo menos uma receita caseira, e essas receitas sempre usam plantas medicinais. É transmitido de geração em geração e sobreviveu ao tempo e ao desenvolvimento da medicina alopática e dos medicamentos sintéticos.
A ideia principal de uma farmácia viva é ter sempre à mão plantas medicinais para tratar os sintomas e doenças mais comuns e menos graves, como gripe e dores de cabeça. A medicina natural também pode proporcionar maior segurança ao usar plantas, pois confia na planta certa e nos materiais da melhor qualidade.
“No entanto, devemos ter em mente que as plantas frescas, bem colhidas, contêm teores mais elevados de princípios ativos e evitam os riscos de má conservação, como a presença de fungos”, afirma o professor Celso Trindade.
Em levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, constatou-se que a fitoterapia está presente em mais de uma centena de municípios brasileiros, abrangendo quase todos os estados. Dada a importância da fitoterapia para a saúde pública, o Ministério da Saúde desenvolveu uma Política Nacional de Práticas Integradas e Complementares (PNPIC) em um sistema único de saúde, enfatizando o uso de plantas medicinais como tratamento seguro.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 80% da população dos países em desenvolvimento usa terapias tradicionais em ambientes de atenção primária à saúde. O Brasil tem grande potencial para o desenvolvimento deste remédio, pois possui a maior diversidade botânica do mundo, grande diversidade cultural e tradições no uso de plantas medicinais.
Os objetivos do aplicativo farmácia viva são melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas no processo, por meio do cuidado contínuo com sua saúde e educação ambiental, e o desenvolvimento do interesse e respeito pelo mundo vegetal. Nos últimos anos, houve um aumento significativo da consciência ambiental e do respeito ao próprio corpo. Esta mudança de comportamento leva uma pessoa a usar ativamente medicamentos feitos de extratos de plantas. Porém, não basta ter plantas à disposição, é preciso saber prepará-las e utilizá-las. Obviamente, o uso de plantas não elimina a necessidade de procurar ajuda médica em caso de doença.
A farmácia viva que é fácil de cultivar e considerada satisfatória consiste nas seguintes plantas:
Alecrim, favacane, araruta, babosa, bálsamo, bagas reais, calêndula, capim-limão, capuchinho, cavalinha, dente de leão, limão, erva-doce, guaco, hera moída, hortelã, levantina, malva, manjericão, melissa, mintrasto, mil centavos, sálvia, transagem ou tranchagem e tomilho.
Quer saber mais sobre plantas medicinais
Em breve atualizaremos este artigo com os tópicos abaixo
- Medicina natural: alecrim
- Medicina Natural: Fucan
- Medicina Natural: Arroda
- Medicina natural: aloe vera
- Medicina natural: bálsamo
- Remédio natural: bagas reais
- Medicina Natural: Calêndula
- Medicina natural: capim-limão
- Medicina Natural: Capuchinho
- Medicina natural: rabo de cavalo
- Medicina natural: dente de leão
- Medicina natural: erva-cidreira
- Medicina natural: erva-doce
- Medicina Natural: Guaco
- Medicina natural: hera moída
- Medicina natural: hortelã
- Medicina natural: levantamento
- Medicina natural: malva
- Medicina natural: manjericão
- Medicina Natural: Melissa
- Medicina Natural: Montessto
- Medicina natural: mil em carneiro
- Medicina Natural: Penerwall
- Medicina natural: sabugueiro
- Medicina natural: sábio
- Medicina natural: tomilho
- Medicina natural: tratamento ou fatia
Conheça algumas plantas medicinais e suas funções.
Chás medicinais e suas funções
O chá é uma bebida que tem muitos benefícios para a saúde, pois contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ajudar a prevenir e tratar várias doenças como a gripe. Por exemplo, o chá pode ter propriedades sedativas, estimulantes, diuréticas ou expectorantes.
O chá sem açúcar não contém calorias e é uma boa forma de aumentar a ingestão de água. Além disso, a grande maioria dos chás é rica em minerais e antioxidantes naturais.
Chás de diversos tipos, para todos os gostos
Confira nesse artigo diversos Remédios Caseiros e dicas de saúde
Foto: @secando.de.vez