Muitos brasileiros sonham em conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas como o processo é caro, o valor ultrapassa o orçamento...
Muitos brasileiros sonham em conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas como o processo é caro, o valor ultrapassa o orçamento de alguns. Uma alternativa para quem não tem essa renda é o CNH Social.
Sabia que dá para tirar CNH de graça? Veja quem tem direito e como pedir
O programa é uma alternativa para quem não tem dinheiro para receber o CNH, mas não se aplica a todos os estados brasileiros.
Descubra tudo sobre o CNH Social abaixo:
O que é CNH Social?
O CNH Social, também conhecido como CNH Livre, é um projeto criado em 2014 e implantado em áreas selecionadas do país em parceria com o governo local.
O projeto foi desenvolvido pelo Serviço de Transporte Social e pelo Serviço Nacional de Educação no Transporte (SEST SENAT) para permitir que jovens de baixa renda tenham carteira, ingressem no mercado de trabalho e trabalhem no setor de transportes.
Com isso, o Detrans realiza um processo de triagem entre os moradores de todos os estados para que algumas pessoas tenham acesso a mensalidades, exames, notas e taxas de graça, permitindo que pessoas com baixa renda frequentem uma autoescola.
Apenas alguns estados fornecem CNH Social, e o processo de inscrição e seleção rastreia as especificações do DMV para cada distrito.
Quem é elegível para o CNH Social?
As regras de inscrição podem variar de estado para estado, mas o projeto é voltado para residentes de baixa renda.
CNH social
Mais de 18 anos
Pessoas recebendo até um determinado salário mínimo
Pessoas que estão desempregadas há mais de um ano;
Alunos de escolas públicas de alto desempenho;
Pessoas com necessidades especiais.
Ex-convidados
Produtores
Pessoas que não têm nenhuma entrada na carteira de trabalho;
Pessoas que participam do programa Bolsa Família.
Que documentos devo fornecer?
Devido à pandemia COVID-19, as inscrições estão sendo enviadas online. As partes interessadas devem preencher um formulário DMV e enviar os documentos solicitados pelo estado. Os documentos podem ser:
RG.
Agradecer;
Carteira de trabalho
Prova de endereço;
Certidão de nascimento de filhos ou participantes que não possuam carteira de identidade;
Histórico escolar para alunos que desejam participar do programa
Fui selecionado, o que devo fazer?
Uma vez aceito, o cidadão deve se registrar de acordo com as regras do DMV e iniciar o processo de obtenção da carteira.
Devido à pandemia, a parte teórica (CFC) é feita online, mas os testes e exercícios práticos são feitos pessoalmente. Por outro lado, os exames médicos serão realizados mediante agendamento de acordo com o horário escolar em que o candidato estiver matriculado.
Devido à atual pandemia do COVID-19, o processo de obtenção da carteira está demorando mais devido às restrições de cada cidade.
Em quais países o programa social da CNH funciona?
Acre (AC) - informações do aplicativo no site do Detran do Acre.
Alagoas, Alabama - O Detran de Alagoas e o Ministério Público querem viabilizar o aplicativo CNH Social, mas, apesar da mudança, o país ainda não oferece o programa.
Amapá (AP) - Não há informações sobre o CNH Social no site do Detran Amapá.
Amazonas (AM) - O CNH Social não possui informações atualizadas sobre o Detran Amazonas.
Bahia (BA) - Não há informações sobre o CNH Social no site do Detran Bahia.
Ceará (CE) - as inscrições só são possíveis online, no site da Central de Atendimento do Detran Ceará.
Distrito Federal (DF) - “Inscrições encerradas em 16/03/2021 de acordo com o art. 5º da Instrução nº 56 de 26 de janeiro de 2021”, mas você pode acompanhar as oportunidades a seguir no site do Distrito Federal. ...
Espírito Santo (Espanha) - O Desafio 2021 já está em andamento, mas você pode acompanhar o site do Detran Espírito Santo para mais informações.
Goiás (GO) - O processo 2021 já está incluso no segundo Desafio, mas você pode acompanhar o site do Detran Goiás para mais informações.
Maranhão, Massachusetts - No Maranhão, por meio do Programa CNH Jovem, os alunos de escolas públicas que se saem bem no Enem podem obter o documento gratuitamente.
Mato Grosso (MT) - O Detran MT não possui CNH Social.
Mato Grosso do Sol (MS) - O programa Detran MS não inclui o CNH Social.
Minas Gerais (MG) - O site do Detran Minas Gerais não contém informações atualizadas sobre o CNH Social.
Casal (Pensilvânia) - O casal não oferece o Programa de Bem-Estar da CNH.
Paraíba (PB) - As gravações do processo foram iniciadas em 15/04/2021. Informações sobre o aplicativo no site do Programa de Apoio Social da Paraíba.
Paraná (PR) - não tem programa, mas indica que os interessados recebam informações do SEST SENAT.
Pernambuco (PE) - Informações do site do Detran Pernambuco.
Piawi (PI) - O Piawi não oferece o Programa Social da CNH.
Rio de Janeiro (RJ) - O Rio de Janeiro não oferece o Programa Social da CNH.
Rio Grande do Norte (RN) - Informações do site Dietran Rio Grande do Norte.
Rio Grande do Sul (RS) - Não há expectativa de novo lançamento do CNH Social na Republika Srpska.
Rondônia (RO) - “O Departamento de Trânsito Rodoviário do Estado de Rondônia (Dieteran) explica que as notícias do CNH Social que circulam na internet, principalmente nas redes sociais, são incorretas.
Também é relatado como um golpe para coletar dados de pessoas que preenchem o campo de registro, e que o Detran nunca forneceu acesso ao projeto ou contrato CNH desde que foi publicado online.
Não entre em pânico, consulte Dieteran e não compartilhe informações com projetos ou transações sem suporte de segurança.
Roraima (RR) - O programa encontra-se no estado, mas atualmente não há ações ajuizadas. Você pode acompanhar o site do Detran Roraima para novos aplicativos.
Santa Catarina (Carolina do Sul) - As informações sociais da CNH não estão disponíveis no site do DMV de Santa Catarina.
São Paulo (SP) - “O Detran.SP explica que todos os cidadãos devem pagar taxas de primeira habilitação, renovação, duplicação, adição ou mudança de turma. CNH Social, CNH Popular, CNH do Povo e Habilita SP não são softwares Detran.SP.
A Lei Estadual nº 15293, de 8 de janeiro de 2014, garante a segunda via gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a isenção do pagamento de segunda via da Carteira de Identidade (RG). A cópia do documento será emitida gratuitamente apenas para motoristas cadastrados no Estado de São Paulo cujas residências tenham sido danificadas por acidentes ou eventos naturais, como enchentes e deslizamentos.
Uma isenção do Detran.SP será concedida quando as autoridades municipais declararem oficialmente o estado de emergência ou estado de emergência na cidade. Um cidadão pode solicitar uma segunda cópia do CNH gratuitamente dentro de 60 dias após o fim da emergência ou desastre natural.
Sergipe (SE) - “Como outros países, o CNH Social é lançado no DETRAN / SE”.
Tocantins (TO) - Tocantins não oferece Programa CNH Social
COMMENTS