Máscara em Tecido para Proteção: Veja Como fazer

Máscara protetora: veja como fazer

O Ministro da Saúde aconselha a população a usar máscaras de tecido; Veja como fazê-lo
A orientação é tal que pessoas saudáveis ​​não comprem máscaras para que o item não falte àqueles que precisam dele


O uso de máscaras aumentou e o produto é escasso nas farmácias.

O aumento nos casos de coronavírus levou a população a armazenar máscaras e gel de álcool em casa, o que deixou as farmácias sem estoques de produtos em Campo Grande e no Brasil. Diante do cenário, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, aconselhou as pessoas a fazerem suas próprias máscaras, para evitar a falta de produtos hospitalares para quem mais precisa.

“Essa questão das máscaras, se tivermos poucas, deixamos para enfermeiras, médicos. Se você estiver saindo e for à unidade de saúde para confirmar, use uma máscara de pano, faça-a. Eu digo isso, salve o suprimento de saúde de enfermeiros e médicos. Hoje são as pessoas mais importantes da cidade, o profissional de saúde ”, afirmou ele ao Correio do Estado.

Segundo o Procon municipal, os consumidores compram os produtos em grandes quantidades para estocá-los. Pesquisa realizada pelo Correio do Estado na semana passada mostrou que objetos que previnem doenças infecciosas e aumentam a imunidade, como máscara, gel de álcool e vitaminas, estão em demanda e as prateleiras já estão vazias em vários locais.

Apesar da alta demanda, a máscara é indicada para quem tem coronavírus e pode transmitir a doença e pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, espirros ou dificuldades respiratórias, para proteger aqueles ao seu redor que não estão contaminados; pessoas, incluindo membros da família, que prestam assistência ou mantêm contato com pessoas com suspeita ou confirmação de pessoal viral e de saúde

Segundo o Departamento de Saúde, o item por si só não protege contra o vírus e só é eficaz se estiver associado à lavagem frequente das mãos com água e sabão ou à higiene com álcool gel, que são as principais recomendações para evitar a infecção, bem como evitando aglomeração humana e seguindo o rótulo respiratório (quando tossir) ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou com um lenço.

Para pessoas saudáveis, os estudos não demonstraram um benefício claro do uso de máscaras e, por esse motivo, há orientações para não comprar o produto em grandes quantidades, pois essa ação pode causar a falta do item para as pessoas que realmente precisam.

No entanto, se a pessoa quiser usar a máscara como uma forma extra de proteção, sempre combinada com as outras recomendações do Ministério da Saúde, a máscara de vestuário é uma solução. Esse tipo de máscara é amplamente utilizado por pacientes em tratamento de câncer em quimioterapia, o que diminui a imunidade e pode ser feito em casa.

COMO FAZER MÁSCARA DE TECIDO

Recomenda-se o uso de tecido de tricoline, que é 100% e resistente, mas ao mesmo tempo leve e permite que a pessoa respire sem sufocar. O tecido deve ser cortado de acordo com o modelo de máscara protetora desejado. Lembre-se de que deve cobrir a boca e o nariz.

Dica: A recomendação é que a máscara seja tripla, ou seja, use três camadas de tecido para aumentar a proteção. Uma delas (1 camada interna de filtro de retenção bacteriana meltblown) é feita com metbowm de 96,7% de EFB (Eficiência de Filtração Bacteriana), que é a parte que executa o filtro necessário para bloquear a passagem de bactérias sem impedir uma boa ventilação para o usuário.

Faça a molde em um papelão ou em uma superfície mais dura e use-a para riscar o tecido. Corte o tecido no molde e deixe sempre uma margem maior para prender o elástico.


Faça dobras no tecido, conforme o modelo da imagem. Prenda o elástico nas laterais e costure. Não se esqueça de medir o comprimento do elástico para que ele não aperte o rosto, mas também não solte.

Instruções de uso
Colocar a máscara em frente ao rosto, compreendendo as áreas do nariz e da boca, acertando o clipe no nariz, para melhor adaptação da máscara.
A recomendação é que o item seja usado por até duas horas e substituído após esse período.

Caso não tenha outra lave a máscara com sabão neutro antes de usar.

Veja abaixar algumas ideias de mascara de proteção de tecido com molde e passo a passo

Veja: Como fazer mascara de proteção de tecido passo a passo



Veja: Molde de mascara de proteção para imprimir


Veja: Molde de mascara de tecido para imprimir


Veja o artigo completo com a matéria sobre essa assunto com o ministro da saúde no site Correio do estado

Importante informar:  A mascara de tecido feito em casa não substitui a mascara que é comprada na farmácia que é a máscara em falso tecido é fabricada com TNT (Tecido Não Tecido) de Polietileno. São três camadas; Uma delas (1 camada interna de filtro de retenção bacteriana meltblown) elaboradas para não permitir a contaminação tanto do ambiente para o usuário quanto do usuário para o ambiente.  A máscara é descartável após 2 horas de uso e pode ser utilizada em hospitais, laboratórios farmacêuticos, frigoríficos, entre outros locais.


Tags: tecido mascara proteção, como fazer mascara de tecido, como fazer mascara de proteção, molde de mascara cirurgica de tecido, molde de mascara de proteção, mascara protetora molde, mascara de tecido para quimioterapia, mascara de tecido para dentista, molde de mascara protetora decorada
AbrirFecharComentário