Como Fazer uma Boneca BJD ''Ball Jointed Dolls'' Passo a Passo #BJDs
Aprenda Como Fazer uma Boneca BJD ''Ball Jointed Dolls'' Passo a Passo
Neste tutorial você vai aprender como fazer suas próprias bonecas bjd dolls passo a passo.
'ABJDs (Asian Ball Jointed Dolls) ou BJDs (Ball Jointed Dolls) é um termo que se refere principalmente aos modernos bonecos de resina de poliuretano com articulações esféricas, com elásticos internos presos a ganchos que possibilitam aos bonecos fazerem diversas poses e permanecerem nelas. Comumente chamados simplesmente de "dolls", podem ser totalmente customizados pela troca de roupas, perucas (cabelos), olhos, sapatos e inclusive mãos, pés e certas partes do corpo, como pernas e torso em BJD dolls de edições especiais, geralmente limitados. BJD DOLLS
In this tutorial you will learn how to make your own bjd dolls step by step.
Aprenda a Fazer Boneca BJD Passo a Passo
[next]
Sobre os BJD DOLLS
Os BJDs são fabricados artesanalmente por artistas (individuais ou contratados pelas companhias) que esculpem um modelo e depois o reproduzem para venda. Diferente de muitos produtos, um BJD só é fabricado após ser feito o pedido, ou seja, as lojas não possuem dolls em estoque no momento em que ele é disponibilizado para compra. Isso porque a resina utilizada sofre os efeitos da oxidação e tende amarelar com o tempo. O processo de fabricação é muitas vezes lento, levando-se alguns meses desde o pedido até confecção completa e envio do doll.Para se comprar um BJD dolls, é importante ter alguma noção de inglês, pois a grande maioria das lojas são internacionais (normalmente da Coreia do Sul, China e Japão) e ler atentamente o está escrito no site para saber o que vem ou não com o doll. Normalmente eles vêm nus, sem peruca (cabelo) e sem maquiagem (pintura no rosto, corpo e cílios, que são colados como cílios postiços e podem ser retirados depois). É possível optar por fazê-los, usando materiais que os sites disponibilizam para customização. Pode-se optar por roupas, perucas e se virá, ou não, com maquiagem. Algumas lojas já têm roupas e outros acessórios disponíveis nos opcionais dos dolls (geralmente quando são edições limitadas, mas algumas disponibilizam na versão básica também), outras têm em sessões específicas e tem de ser acrescentados à parte na compra. BJD Ball Jointed Dolls
Os BJDs Ball Jointed Dolls têm uma ampla variação de tamanho, sendo alguns menores de 10 cm de altura e outros com cerca 90 cm. A Trinity Doll, revendida na loja Dollmore, possui uma linha de dolls de 1,05 m. Os tamanhos mais comuns são de os de cerca 45 cm (MSD), os de aproximadamente 60 a 70 cm (SD) e os menores, por volta de 26 cm a 30 cm (YoSD). Dolls menores que isso, entre 10 cm e 20 cm são classificados como Tiny (ou Tinies, no plural). As nomenclaturas das siglas remetem aos nomes utilizados pela primeira loja a fazer bonecos articulados em resina de poliuretano (embora não tenha sido a primeira a fazer bonecos com juntas esféricas), a japonesa Volks, que utiliza os termos para designar seus próprios dolls. SD vem de Super Dollfie, MSD de Mini Super Dollfie e YoSD de Yo Super Dollfie. Atualmente a loja apresenta ainda outras nomenclaturas, como Super Dollfie 17 (SD17), com dolls masculinos de 65 cm e Super Dollfie 16 (SD16), para dolls femininas com cerca dessa altura, e Super Dollfie Graffiti (SDGr), que seriam uma versão aprimorada e mais madura dos dolls de 60 cm, os Super Dollfie 13 (SD13). O termo "tiny/tinies" é um dos termos não relacionado à Volks; assim como "uncle", algumas vezes utilizado para designar dolls de 70 cm. Os dolls menores tendem a ser ter rostos mais infantis. Os chamados YoSD em geral retratam bebês, com corpinhos mais cheios e rostos mais rechonchudos. Dolls de 45 cm podem tanto apresentar corpos e rostos com feições de criança como corpos e rostos mais maduros, sendo um dos tamanhos com maior variedade. Os mais maduros são chamados por vezes de "MSD Slim". Dolls de 60 cm em diante podem ser adolescentes ou adultos, dependendo das feições e/ou da imaginação e da customização feita de seu dono.
Os olhos dos dolls podem ser de vidro, acrílico, silicone ou uretano e variam em tamanho de 6 mm a 22 mm de diâmetro, sendo os mais utilizados os de 14 mm a 18 mm. O tamanho indicado para os olhos varia com o tamanho da cabeça do doll e da sua escultura. Dolls com esculturas mais realistas tendem a ter olhos menores, mesmo se o doll for grande como um SD de 70 cm. Os mais estilizados podem ter olhos maiores. Outro fato que influencia a escolha dos olhos é a ideia que o colecionador quer transmitir. Para dar um ar mais infantil ou inocente, colecionadores por vezes usam olhos ou pouco maiores, mantendo sempre a atenção em se o olho encaixa corretamente.
Os cabelos podem ser de fibra sintética (fiber), de pelúcia sintética (fur, também conhecido por “mohair”). As perucas de fibra podem ou não ser resistentes ao calor. As resistentes podem ser modeladas com chapinhas e baby liss, desde que não se utilizem as temperaturas altas e sempre com muito cuidado, às vezes até mesmo protegendo a peruca com um pano. Perucas de pelúcia sintética podem ser modeladas com as mãos. As perucas têm os tamanhos expressos em polegadas. Os tamanhos 6-7 são para dolls de tamanhos YoSD, as 7-8 para o tamanho MSD e os tamanhos 8-9 e 9-10 para o tamanho SD. Tamanhos menores, como 4-5, 5-6 são para os Tinies. Como as cabeças dos dolls podem variar de tamanho de loja para loja e até de modelo para modelo, às vezes usa-se velcro adesivo ou silicone cap (um "gorrinho" de silicone que, além de ajudar a segurar a peruca, ajuda a evitar manchas na cabeça do doll, causadas principalmente por perucas de cor escura, caso deixado por período prolongado no doll) para fixá-las nas cabeças dos dolls com mais segurança.
Há diversas cores de resina entre os dolls, variando de cores comuns de pele como "normal", branca (white) ou morenos (tanned), a cores fantasiosas, como cinza, azul, roxo, verde, rosa, vermelho. Essas cores são em geral de dolls de edições especiais, normalmente limitadas. Há lojas que oferecerem também variadas gradações de peles morenas, algumas chegando à pele negra. Quando mais escura a pele, mas difícil se torna chegar a um tom uniforme, portanto os preços tendem a aumentar em relação às cores normal e branca. Como cada loja faz sua própria resina, há diferenças de cores entre dolls de lojas diferentes, mesmo que ambas usem a mesma classificação de cor. Por exemplo, um doll normal skin (pele normal) de uma loja pode ter uma séria diferença de cor se comparação a outro doll normal skin de outra loja.
Um BJD Ball Jointed Dolls não é um brinquedo de criança. Algumas lojas até os recomendam para maiores de 16 anos. Há pessoas que os compram para colecioná-los, deixando-os em prateleiras ou armários e mudando os acessórios (roupas, sapatos, maquiagens, etc.) ocasionalmente. No entanto, é muito comum os colecionadores de dolls darem personalidades próprias para seus dolls, tornando-os únicos, por mais que existam outros do mesmo modelo. Alguns criam histórias, passados e personalidades baseados no modelo do doll. Outros criam personagens e procuram um modelo de doll que se encaixe no personagem, fazendo até algumas modificações para que se adapte melhor. Vale lembrar que modificações nem sempre são feitas por esse motivo. Às vezes as pessoas modificam o doll simplesmente pra que fique mais a seu gosto
Origem dos BJD
A história de bonecos articulados data de vários séculos atrás, na Grécia e em Roma. Por volta do final do século 19 surgiram os que seriam os predecessores dos modernos BJDs, na Alemanha e na França. Eram bonecos feitos de bisque (uma mistura de polpa, serragem, cola e materiais semelhantes), com juntas esféricas e amarrados por dentro, medindo entre 15 e 100 cm.Durante a década de 1930, o artista alemão Hans Bellmer criou bonecos com juntas esféricas para utilizar em fotografias e outros trabalhos surrealistas. Influenciados de Bellmer, os japoneses começaram a fazer seus próprios bonecos articulados de biscuit medindo entre 50,8 cm e 101,6 cm, como arte, não como algo para interação.
Os BJDs modernos, feitos de resina, surgiram no Japão, com a Volks, que já trabalhava com outros tipos de colecionismos, como Garage Kits e produtos relacionados a animes. A primeira BJD de resina foi feita para a esposa do presidente da Volks, em 1998. Essa doll está no Museu da Volks até hoje. A primeira doll feita para ser vendida foi Nana (uma das Quatro Irmãs - Nana, Nono, Mimi e Megu), em 28 de fevereiro de 1999.
Em 2003 outras companhias, na Coreia do Sul, começaram a fabricar BJDs. A partir de então a definição de Ball Jointed Doll passou a ser restringida, não bastando mais ser simplesmente um boneco com juntas esféricas para ser chamado de BJD, e sim apresentando as características de ser feito de resina, ligado internamente por elásticos e ser customizável. Hoje muitas lojas evoluíram seus dolls ao ponto de que as características “juntas esféricas” assumiram outros formatos, tanto para melhores e aumentar a poseabilidade (quantidade e “qualidade” das poses) quanto para deixar esteticamente mais atraente. As chamadas “juntas duplas” são aquelas que têm dois pontos onde se dobram, e são atualmente as mais utilizadas pelas lojas, uma vez que são uma evolução das “juntas simples” e dão uma maior possibilidade de poses aos dolls. Uma prova de adaptação por quesito de estética foi o desenvolvimento das chamadas “pernas de salto” ou “pernas de salto alto”, originalmente fabricadas para as meninas SD16 da Volks, e que agora muitas lojas oferecem, além dos pés de salto alto. Trata-se de uma peça da perna, do joelho para baixo, que dispensa a junta do tornozelo e tem os pés adaptados para sapatos de salto alto.